Beatificação de Irmã Dulce, entenda o processo

22-05-2011 14:48

 

Acontece na tarde de hoje (22) o evento mais esperado pelos católicos: a beatificação de Irmã Dulce que será realizada no Parque de Exposições de Salvador, às 14h. O processo de beatificação do anjo Bom da Bahia, como é chamada, foi reconhecido pelo Papa Bento XVI em dezembro do ano passado.

 

O caminho para se tornar um santo
Primeiro vem a fase diocesana, que após a morte do candidato, a Diocese inicia uma investigação que busca demonstrar se há sinais de “santidade” na vida dele. Um sacerdote é o postulador da candidatura.

Segundo vem a fase de virtudes heróicas. Nessa é realizado um dossiê com o material e encaminhado à Congregação para Causas dos Santos, comissão encarregada de dar o “nihil obstat” (permissão) para iniciar o processo oficialmente, com a investigação das virtudes heróicas do candidato.

Terceiro vem a fase da perícia. Todo o material recolhido na fase diocesana é entregue à comissão histórica da Congregação, que deverá certificar a existência de um milagre para que o candidato seja beatificado. Uma comissão que conta com teólogos e peritos elaboram um parecer, que é entregue aos cardeais.

A quarta e última fase é a da beatificação, se confirmado o milagre pela Igreja, o candidato é proclamado beato pelo Papa. Sua imagem já pode ser cultuada e é escolhida uma data em sua memória (em geral, a data da morte).

Saiba como será o rito de Beatificação

Primeiramente os sacerdotes seguem em procissão até o altar. É entoado o canto de entrada e o presidente da cerimônia invoca a Santíssima Trindade e faz a saudação aos participantes.

Em seguida é cantado o pedido de perdão, chamado de ato penintencial.

Depois é iniciado o rito de beatificação com o delegado papal, o cardeal Dom Geraldo Majella, arcebispo emérito de Salvador pedindo ao papa que inscreva no livro dos Bem Aventurados, a serva de Deus Irmã Dulce.

Logo após é feita a leitura da Carta Apostólica, texto que contém a proclamação de Irmã Dulce como Bem Aventurada.

Em seguida é apresentado o quadro com a imagem oficial da Bem Aventurada Dulce dos Pobres e o hino em sua homenagem é entoado.

Depois é realizada uma queima de fogos para saudar a beata.

Logo após uma oferta de flores.

Após é realizada a entrada da relíquia que são fragmentos ósseos do corpo de Irmã Dulce, reeditando um costume antigo da Igreja para significar a presença física do candidato a santo.

Já no termíno do rito de beatificação é feito um breve agradecimento de Dom Geraldo ao Papa Bento XVI.

E a missa segue normalmente com o hino de louvor, leituras, proclamação do Evangelho, homilia, credo, ofertório e parte eucarística.